Motivem os Bichinhos Carpinteiros e os Bichinhos do Buraco ðŸ’•

Em todas as turmas encontramos os chamados meninos “bichinhos carpinteiros” que não param um segundo, que vivem a mil á hora, que se interessam por tudo e por nada, que pensam muito depressa, que são desastrados nos trabalhos, enfim acho que devem conhecer alguns 😜.

Mas há outra espécie de bichinhos que também há em muitas turmas que são os chamados “bichinhos do buraco”, meninos que falam baixinho, que só falam para alguns, que coram facilmente, que têm dores de barriga quando têm que falar para a turma, que choram quando se insiste para que falem,enfim outra espécie especial 😊

Não é fácil compreender estas “espécies ” mas ambas precisam de muita atenção, no fundo ambos sofrem, uns porque incomodam, outros porque são incomodados.

A escola como é hoje, não se compadece de meninos e meninas que não encaixem nas formas estabelecidas, não é fácil em turmas grandes diferenciar estratégias e chegar às necessidades destas crianças.

 Brincadeiras à parte  uma   criança com “bichinhos carpinteiros” precisa de mais tempos de paragem, precisa de ir fazer uns recados de vez em quando, de ir à “casa de banho” mais vezes, de se mexer na cadeira, por vezes roer uns lápis, enfim precisa de encontrar estratégias de auto-regulação. 

As crianças mais tímidas, os “bichinhos do buraco”, precisam do seu tempo, precisam de não ser obrigadas a ler alto para a turma, de não terem que ir ao quadro resolver um problema ( resolvem no caderno e mostram depois), precisam de não ir dar recados, de ter os seus silêncios respeitados! 

Reforço que nada destas adaptações são fáceis, mas asseguro que se puderem ser cumpridas, aos poucos todos ficam mais felizes, os bichinhos carpinteiros, os bichinhos do buraco e todos os outros colegas que “encaixam” no formato 🙂 

Se não somos todos iguais, as estratégias não podem ser todas iguais! 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s