Mais intervalos, mais alegria!

_DSC4049

Esta semana partilhei este vídeo e fiquei a reflectir sobre o assunto.  Fiquei a pensar em como o pior castigo que pode existir numa escola é a retirada dos intervalos. 

Nenhuma criança deveria passar por esse castigo, há tantas outras coisas que podem servir de moeda de troca, mas nunca os intervalos! Nunca a válvula de escape de uma criança. Depois as pequenas panelas de pressão explodem facilmente 😉

Nós somos adultos e temos dificuldade em manter a concentração toda a manhã sem fazer intervalo, imaginem uma cabeça de 6,7,8 anos, não é produtivo, tem efeitos nefastos no comportamento e na concentração. 

Uma criança de primeiro ciclo não consegue manter a atenção focada mais do que 30 minutos seguidos, e mesmo assim não são todas que conseguem esse tempo! Era necessário um intervalo de 15/20 minutos por cada hora de trabalho, isso era o ideal, mas não acontecendo pelo menos o intervalo de 30 minutos que existe nunca deve ser retirado, nunca! 

Falo diariamente com muitos professores e vou sensibilizando para os efeitos secundários da retirada dos intervalos, não só não resolve os problemas de comportamento como ainda os piora na parte final da manhã! 
Eu sei que quem retira os intervalos não o faz por maldade, mas confiem em mim, esticar os intervalos tem resultados muito melhores. 
Não é fácil ensinar nos dias de hoje, com turmas enormes, programas brutais e pressões enormes, no entanto, recordem-se que só se é criança uma vez e todas as crianças têm o direito de o ser! 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s